Invasões a contas de diversos tipos estão virando rotina. A todo momento, hackers tentam invadir contas bancárias, de redes sociais, em aplicativos e diversas outras. Por isso diversas empresas, entre elas grandes corporações, vêm utilizando o recurso de Duplo Fator de Autenticação para tentar bloquear e amenizar esses ataques. Primeiramente vamos entender o que é.
O que é?
O Duplo Fator de Autenticação, nada mais é do que uma camada extra de proteção que tem o objetivo de bloquear acessos indevidos de pessoas não autorizadas a contas, ou seja, intrusos. Como dito anteriormente, empresas do mundo todo vem utilizando essa funcionalidade, estando presente nos principais sites e aplicativos de corporações como a Google, Facebook, Instagram, Amazon, Dropbox e Mercado Livre.
Acrescentando uma camada adicional de segurança no processo de login de contas, é necessário que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira é a conhecida por todos, a senha, já o segundo pode variar muito, vai depender do tipo de serviço e quem definirá esse fator será a empresa prestadora do serviço. Porém, os mais comuns são: código enviado por e-mail, SMS, PIN, segunda senha, respostas a perguntas secretas, dispositivos físicos como tokens USB, ou até mesmo, biometria, como a digital ou leitor de íris. Assim, quando o usuário efetuar o login, ele deve saber e possuir algo a mais para ter o acesso. O Duplo Fator de Autenticação pode ser uma ótima opção no combate às invasões a contas on-line.
Para que serve?
Já deu para ter uma noção da utilização deste recurso. Contudo, vamos explicar melhor.
O objetivo desse mecanismo é criar barreiras de prevenção a intromissão indesejada nas suas contas on-line. Isso evita invasões, vazamento de senhas, perdas de dispositivos e o pior, prejuízos financeiros. Roubos em contas bancárias e compras on-line não autorizadas são os principais.
A principal ideia por trás desse mecanismo é dificultar o acesso à conta, mas vale lembrar que esse não é um método infalível. Porém, mesmo que aconteça da senha ser hackeada ou seu telefone roubado, dificilmente outro usuário conseguirá acessar as contas do titular, isso por que ele não terá as informações do segundo fator de autenticação.
Um segundo benefício também é possível neste mecanismo, no qual ele informa ao usuário titular da conta quando alguém consegue adivinhar sua senha. Se você receber no e-mail ou no seu celular um código de autenticação e não está tentando acessar sua conta, isso significa que outro usuário está. Se isso acontecer, mude sua senha imediatamente.
A biometria é um dos métodos mais eficazes na proteção de contas. Uma dica importante, é nunca compartilhar o código recebido. Já é comum os criminosos entrarem em contato com as vítimas alegando falsos motivos a fim de obter o código enviado.
Infelizmente as senhas já não são mais suficientes para proteger as contas, considerando que os criminosos evoluíram seus ataques. Tendo em vista este cenário, a autenticação de dois fatores, além do criminoso ter que descobrir sua senha, faz que ele tenha que acessar o segundo fator, que é muito mais difícil de conseguir.
Confira as soluções de segurança da Opportunity e eleve os níveis de segurança da sua empresa.